Biografia Longa BIOGRAFIA DE MARCOS DESSAUNE |
Após dedicar mais de 10 anos da sua infância e juventude ao estudo da Música Clássica, MARCOS DESSAUNE iniciou sua vida
profissional em 1986 como representante exclusivo e, mais tarde, diretor comercial no Brasil da fábrica dos sesquicentenários
pianos austríacos Bösendorfer - marca de rica tradição, alta qualidade e alto preço que ele lançou no Brasil e
aqui comercializou durante 14 anos, com êxitos reconhecidos até pela Embaixada e pelo Departamento de Comércio Exterior da
Áustria.
Naquela época, MARCOS DESSAUNE também atuou como empresário musical e produtor cultural internacional no eixo Rio de Janeiro - Viena.
Realizou, entre outros, os Concertos Villa Riso - Série Internacional 1996 - patrocinados pela IBM Brasil e pela prefeitura do
Rio de Janeiro -, do mesmo modo que trabalhou com artistas como Antonio Carlos (Tom) Jobim, Oscar Peterson, Boris Pergamenschikow,
Pavel Gililov, Boris Berman, Leonard Hokanson, Alan Bennett, Jerzy Milewski, Aleida Schweitzer, Rudolf Buchbinder, Paul Badura-Skoda e Paula
da Matta.
Diplomado em Business pela Indiana University Bloomington (EUA), de cujo reitor recebeu menção honrosa,
MARCOS DESSAUNE aperfeiçoou-se em Qualidade de Atendimento ao Cliente na Disney University (EUA) e na Fundação
Getúlio Vargas (RJ).
Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá, da qual depois recebeu o "Prêmio Estácio Destaque 2012" por
sua atuação profissional, MARCOS DESSAUNE foi ativista da defesa do consumidor desde a entrada em vigor do Código de Defesa do
Consumidor, em 1991. A partir de então, tornou-se personagem constante de matérias e de entrevistas em programas de televisão
como "Fantástico", "Programa do Jô" (TV Globo), "Jô Soares Onze e Meia" (SBT), "Sem Censura" (TVE e TV Brasil), "Jornal das
Dez" (GloboNews), "Economia & Negócios com Fátima Turci" (RecordNews), "Iluminuras: encontro com autor", "Jornal da Justiça 1ª
Edição", "Fórum" (TV Justiça), "ES TV 2ª Edição" (TV Gazeta), "PR TV Foz do Iguaçu" (RPC TV), etc; em revistas como
"Istoé", "Piauí", "Consumidor Moderno", "Visão Jurídica"; em jornais como "O Globo", "Jornal do Brasil" (Rio de
Janeiro), "Valor Econômico" (São Paulo), "Estado de Minas" (Belo Horizonte), "O Povo" (Fortaleza), "A Tarde" (Salvador),
"Tribuna do Norte" (Natal), "Gazeta do Povo" (Curitiba), "Diário de Pernambuco" (Recife), "A Tribuna", "A Gazeta" (Vitória);
e nos portais "BOL Notícias", "InfoMoney", "OAB", entre outros.
MARCOS DESSAUNE recebeu treinamento em resolução de conflitos administrativos no gabinete do Ombudsman Federal da Bélgica e na
Provedoria de Justiça de Portugal, bem como idealizou e manteve, durante 10 anos, o primeiro website brasileiro dedicado à
mediação de conflitos de consumo, o superconsumidor.com, cuja marca era a sua
charge de "superconsumidor" feita pelo cartunista Chico Caruso.
Em 2009, MARCOS DESSAUNE publicou, pela Editora Fundo de Cultura, o seu segundo livro com as divertidas e educativas Histórias
de um Superconsumidor, que foi lançado durante sua entrevista no lendário "Programa do Jô". Num discreto apêndice desse livro, MARCOS
DESSAUNE apresentou pela primeira vez o seu Código de Atendimento ao Consumidor (CAC 2007), obra pioneira do gênero que ele
começou a escrever no ano de 2005, concatenando e sistematizando conhecimentos de seis áreas do saber sobre Atendimento ao
Cliente. Entre os anos de 2005 e 2006, durante a elaboração do "CAC 2007", MARCOS DESSAUNE teve o insight do "desvio produtivo".
Em 2011, MARCOS DESSAUNE lançou, pela Editora Revista dos Tribunais - Thomson Reuters, o seu terceiro livro com a inovadora
tese do Desvio Produtivo do Consumidor: o prejuízo do tempo desperdiçado, livro que também trouxe a nova versão do
seu Código de Atendimento ao Consumidor (CAC 2011). A obra foi prefaciada pela Professora Claudia Lima Marques e
apresentada pelo Professor João Baptista Herkenhoff.
Das 17 páginas do substancioso prefácio de Claudia Lima Marques, destaca-se: "Tema inédito e de absoluta verdade
intuitiva, é tratado pelo autor com maestria, engenhosidade e o seu tradicional bom humor. (...) Nesse contexto perigoso de
'menosprezo' pelo pequeno (grande!) dano do outro, a obra de Marcos Dessaune é como um vento fresco, que renova o ambiente e
obriga um olhar diferenciado: sim, há um dano social nesse repetir incontável de pequenos danos impunes e 'negativamente
exemplares' ou, como afirma o autor, um desvio produtivo - relevante econômica, social e juridicamente - no desperdício
evitável de tempo dos consumidores. (...) Tenho certeza de que esta útil e surpreendente obra de Marcos Dessaune inaugurará
um novo olhar sobre o tema. É um olhar necessário que focaliza o vulnerável, comparável com a obra de François Ost sobre o
tempo, que renovou o pensamento francês quanto à divisão dos ônus do passar do tempo".
Da apresentação de João Baptista Herkenhoff, extrai-se: "A tese desenvolvida pelo autor - de que o cidadão vem sofrendo
no mercado de consumo brasileiro um novo e significativo dano, que não é material nem moral, mas sim 'temporal' - é um tremendo
insight de Marcos Dessaune! Mas só depois que uma ideia como essa brota é que a gente fica a pensar: por que não brotou
antes? A História nos mostra que muitas criações do espírito humano têm esse perfil de ideias que estavam latentes, à espera de
um sopro criador. (...) Quando terminei a leitura eu estava encantado, maravilhado com a grandiosidade do livro. Profetizo que
será um sucesso, e que se inscreverá entre as maiores obras do pensamento jurídico brasileiro de todos os tempos!"
Depois de cinco anos dedicados ao aprofundamento do tema, em junho de 2017 MARCOS DESSAUNE lançou a 2ª edição revista e aprofundada da sua tese inovadora, que foi intitulada Teoria aprofundada do Desvio Produtivo do Consumidor: o prejuízo do tempo desperdiçado e da vida alterada. O livro também trouxe, na segunda parte, a nova versão do seu Código de Atendimento ao Consumidor (CAC 2017).
Em agosto de 2018 e em setembro de 2020, respectivamente, MARCOS DESSAUNE publicou a 1ª e a 2ª edições bilíngues (inglês-português) do seu
Código de Atendimento ao Consumidor / Customer Service Code (CAC-CSC), obra muldialmente pioneira que foi traduzida pelo próprio
autor. A 2ª edição 2020 recebeu o prefácio de Arnaldo Romanos Hofer, pensador em Administração e escritor austríaco que escreveu:
"O Código de Atendimento ao Consumidor (CAC 2020) é do que o mundo dos negócios precisa agora, e o que a sociedade passará a
exigir das organizações. [...] O CAC cria valor social e financeiro, promove relacionamentos comerciais sustentáveis, gera benefícios
em que todos saem ganhando e transforma em realidade o sonho da vantagem competitiva".
Em agosto de 2022, após mais cinco anos estudando o fenômeno do "desvio produtivo", MARCOS DESSAUNE lançou a 3ª edição da obra com a Teoria ampliada do desvio produtivo do consumidor, do cidadão-usuário e do empregado, que foi expandida para o Direito Administrativo e o Direito do Trabalho. Na nova apresentação de Claudia Lima Marques, a renomada professora, autora e jurista escreveu: "Dono de uma das mais interessantes e profícuas mentes jurídicas do País, MARCOS DESSAUNE propõe uma tese (desenvolve-a e revigora-a nesta edição) sobre o respeito ao tempo do consumidor, como desvio produtivo indenizável. Tese muito útil para a melhoria das práticas comerciais no Brasil, sempre bem recebida pelos Tribunais Estaduais e pela advocacia e, agora, também pelo egrégio Superior Tribunal de Justiça. Nesta nova edição, ainda mais luzes são lançadas sobre a teoria do desvio produtivo, com exemplos e comentários impressionantes. [...] Parabenize-se o Autor e a editora por dar a público esta importante terceira edição de obra tão comentada e citada no País, agora mais abrangente para alçar novos voos e aplicações ampliadas! Realmente uma obra que merece ser lida, citada e comentada." Desde seu lançamento em 2011 até agosto de 2024, a "Teoria do Desvio Produtivo" já foi citada em 116.635 acórdãos (decisões colegiadas) de todos os tribunais brasileiros - incluindo o STJ -, e vem transformando a jurisprudência brasileira baseada no argumento do "mero aborrecimento". Além de escrever, MARCOS DESSAUNE atua como palestrante, parecerista, consultor e advogado na área de Relações de Consumo, sendo membro e colaborador do Instituto Brasilcon.
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