Fotos de Divulgação, Minicurrículo & Minibiografia

Clique na foto para fazer o download dela: (em alta resolução)

Clique na foto para iniciar o download     Clique na foto para iniciar o download

Clique na foto para iniciar o download     Clique na foto para iniciar o download



Mini CURRÍCULO de Marcos Dessaune:

  • Autor da Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor, do Código de Atendimento ao Consumidor (CAC) e das Histórias de um Superconsumidor.
  • Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá e diplomado em Business pela Indiana University.
  • Aperfeiçoado em Qualidade de Atendimento ao Cliente pela Disney University e pela Fundação Getúlio Vargas.
  • Treinado em Resolução de Conflitos Administrativos pelo Ombudsman Federal da Bélgica e pelo Provedor de Justiça de Portugal.
  • Ex-diretor e membro do Instituto Brasilcon.
  • Advogado, mediador, consultor e palestrante na área de Relações de Consumo.


  • Pequena BIOGRAFIA de Marcos Dessaune:

    MARCOS DESSAUNE é o autor da inovadora Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor: o prejuízo do tempo desperdiçado e da vida alterada, que está transformando a jurisprudência brasileira. Ele também é o autor do primeiro Código de Atendimento ao Consumidor (CAC) em âmbito mundial, que estabelece um novo padrão global de atendimento e de experiência do cliente. MARCOS DESSAUNE também escreveu o livro com as divertidas e educativas Histórias de um Superconsumidor, que receberam grande destaque na mídia nacional. As duas primeiras obras foram publicadas em 2011 pela Editora RT - Thomson Reuters e, em 2017, em Edição Especial do Autor, enquanto a última obra foi publicada em 2009 pela Editora Fundo de Cultura e, em 2011, pela Editora RT - Thomson Reuters.

    Além de escrever, MARCOS DESSAUNE atua como consultor, palestrante, mediador e advogado na área de Relações de Consumo, sendo ex-diretor e membro colaborador do Instituto Brasilcon.

    MARCOS DESSAUNE é graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá, da qual recebeu o "Prêmio Estácio Destaque 2012", e diplomado em Business pela Indiana University Bloomington, de cujo reitor recebeu menção honrosa.

    MARCOS DESSAUNE aperfeiçoou-se em Qualidade de Atendimento ao Cliente na Disney University e na Fundação Getúlio Vargas, bem como recebeu treinamento em mediação de conflitos no gabinete do Ombudsman Federal da Bélgica e na Provedoria de Justiça de Portugal.

    MARCOS DESSAUNE foi o criador e mantenedor, durante 10 anos, do primeiro website brasileiro dedicado à mediação de conflitos de consumo, o superconsumidor.com, cuja marca era a sua charge de "superconsumidor" feita pelo cartunista Chico Caruso.

    MARCOS DESSAUNE participou de inúmeras matérias em periódicos e de entrevistas em programas de televisão, destacando-se as suas participações no Jô Soares, no Fantástico, na Ana Maria Braga e no Sem Censura.

    MARCOS DESSAUNE estudou Música Clássica na juventude. Em 1986, ele foi nomeado representante exclusivo e, mais tarde, diretor comercial no Brasil da fábrica dos sesquicentenários pianos austríacos Bösendorfer. A marca de rica tradição, alta qualidade e alto preço levou MARCOS DESSAUNE a desenvolver uma forte preocupação com o cliente e a se interessar pelo desenvolvimento de programas eficazes de atendimento de qualidade no Brasil, onde ele lançou, promoveu e comercializou os produtos exclusivos da Bösendorfer durante 14 anos, acumulando êxitos mercadológicos reconhecidos até pelo governo da Áustria.

    Naquela época, MARCOS DESSAUNE também atuou como produtor cultural internacional, trabalhando com artistas como Tom Jobim e Oscar Peterson, bem como em parceria com a IBM Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro e os governos de Viena e da Áustria.