Fotos de Divulgação, Minicurrículo & Pequena Biografia |
Clique na FOTO para fazer o download dela: (em alta resolução)
MARCOS DESSAUNE é o autor da inovadora Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor, que desde 2011 vem transformando a jurisprudência
brasileira baseada na tese do "mero aborrecimento". Em 2022, a 3ª edição da obra foi ampliada para o Direito Administrativo e o Direito
do Trabalho. DESSAUNE também é o autor e tradutor do primeiro Código de Atendimento ao Consumidor (CAC) em âmbito mundial, que
estabelece um novo padrão global de atendimento e de experiência do cliente. MARCOS DESSAUNE escreveu, ainda, o livro com as divertidas e
educativas Histórias de um Superconsumidor, que recebeu grande destaque na mídia nacional. A partir de 2009, suas obras foram
publicadas pela Editora Fundo de Cultura e pela Editora RT - Thomson Reuters, sendo desde 2017 publicadas em Edição Especial do Autor.
Além de escrever, MARCOS DESSAUNE atua como palestrante, parecerista, consultor e advogado na área de Relações de Consumo, sendo
membro e colaborador do Instituto Brasilcon.
MARCOS DESSAUNE é graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá, da qual recebeu o "Prêmio Estácio Destaque 2012", e
diplomado em Business pela Indiana University Bloomington (EUA), de cujo reitor recebeu menção honrosa.
MARCOS DESSAUNE aperfeiçoou-se em Qualidade de Atendimento ao Cliente na Disney University (EUA) e na Fundação Getúlio Vargas (RJ),
bem como recebeu treinamento em mediação de conflitos no gabinete do Ombudsman Federal da Bélgica e na Provedoria de Justiça de
Portugal.
MARCOS DESSAUNE foi o criador e mantenedor, durante 10 anos, do primeiro website brasileiro dedicado à mediação de conflitos de
consumo, o superconsumidor.com, cuja marca era a sua charge de
"superconsumidor" feita pelo cartunista Chico Caruso.
MARCOS DESSAUNE participou de inúmeras matérias em periódicos e de entrevistas em programas de televisão, destacando-se as suas
participações no Jô Soares, no Fantástico, na Ana Maria Braga, na GloboNews e no Sem Censura.
MARCOS DESSAUNE estudou Música Clássica na juventude. Em 1986, ele foi nomeado representante exclusivo e, mais tarde, diretor
comercial no Brasil da fábrica dos sesquicentenários pianos austríacos Bösendorfer. A marca de rica tradição, alta
qualidade e alto preço levou MARCOS DESSAUNE a desenvolver uma forte preocupação com o cliente e a se interessar pelo
desenvolvimento de programas eficazes de atendimento de qualidade no Brasil, onde ele lançou, promoveu e comercializou os
produtos exclusivos da Bösendorfer durante 14 anos, acumulando êxitos mercadológicos reconhecidos até pelo governo
da Áustria.
Naquela época, MARCOS DESSAUNE também atuou como produtor cultural internacional, trabalhando com artistas como Antonio Carlos (Tom)
Jobim e Oscar Peterson, bem como em parceria com a IBM Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro e os governos de Viena e da Áustria.
|